Diga não aos maus tratos com os animais

 AUTORA

Professora Denise Vaz Cardoso, 5º ano A

Para abordar o tema, iniciamos a leitura de um texto com o título "Carta a humana que me resgatou", retirado do Face book, de autor desconhecido. Em seguida fizemos um debate, onde cada um pode expor sua opinião sobre o assunto do texto, relatar experiências com seus pets e aprender que a vida de um animal deve ser respeitada.

Sabemos que o abandono de animais domésticos acontece frequentemente na cidade e aqui no interior também. Na zona rural, onde não há monitoramento de câmeras, isso se torna mais fácil, as pessoas simplesmente despejam os bichinhos na beira da estrada e somem. Algumas crianças relatam que já adotaram, ou conhecem alguém que adotou animais abandonados e que aparecem no caminho das roças.

Os alunos também aprenderam que o abandono de animais, além de ser considerado um crime ambiental conforme a Lei Federal n 9605/1998, é uma crueldade contra a vida, pois eles sofrem com fome, sede, doenças e maus-tratos.

Ainda com o texto, foram trabalhados questões interpretativas, ilustração e atividades de ortografia e gramática.

Para finalizar, cada aluno tirou uma foto com seu bichinho de estimação, que foram impressas e coladas em cartazes, com mensagens de conscientização sobre o tema, os quais foram expostos para todos os alunos, professores e funcionários da escola.

ANEXO

Carta à humana que me resgatou

Quando eu desisti de mim, deitei naquele cantinho e esperei a morte chegar.

Mas antes de desistir de mim, eu tentei.

Eu corri na tia do churrasquinho, pedi um pedacinho. Tomei uma vassourada.

Antes de desistir de mim, eu tentei deitar na entrada da farmácia, porque já havia andado muito no calor e queria descansar.

Antes de desistir de mim, vi uma moça igualzinha a minha ex- dona e fiz festa pra ela. Levei um chute.

Antes de desistir de mim, achei que tinha feito amigos humanos, mas eles me espancaram.

Antes de desistir de mim, eu tentei pedir socorro na padaria, onde girava um lindo frango assado e meu estômago roncava. Mas fui enxotado. Antes de desistir de mim, eu tentei parecer visível aos transeuntes, mas eles não me viram.

Então, cansado, ferido psicológica e fisicamente e com muita fome, eu desisti. Deitei aqui nesse cantinho. Rosnei pra alguns humanos porque tô cansado de sentir dor. Eu tenho medo. Quero partir logo. Mas aí, você chegou.

Ignorou meus rosnados. Entendeu minha dor, respeitou meu espaço. Assim, assim, né. Não sabia pra onde me levar e nem com que dinheiro ia me ajudar. Mostrei os dentes e você disse com voz de bebê: “tá tudo bem agora!”.

Pra mim não! Eu cansei! Eu não quero mais lutar. Mas você? Você me deu banho, enfiou remédio goela abaixo, me deu injeção e ficou acordada comigo. Você me alimentou na seringa, me beijou e me fez pensar que DE REPENTE, eu poderia mudar de ideia. Você chegou e não partiu.

Me resgatou das ruas e de mim. E me deu uma oportunidade de ser feliz. Aliás, você lutou por mim, mais que eu mesmo. O QUE VC VIU EM MIM?

Que olhos são esses que vêem o que a humanidade ignora?

Como agradecer? Só encontro uma opção: orar a Deus pra que você tenha saúde e coragem para proporcionar a outros animais, aquilo que me proporcionou. Vida.

Desejo que não se culpe se não der tempo. Desejo que não se culpe se fizer uma escolha errada. Sabemos que até seus erros são tentativas de acertos. Seremos gratos assim mesmo!

Você tem olhos de Deus. Obrigada por me ”enxergar.” * Resgatada pelo bazar OPMAM Itanhaém, ficou em lar temporário e foi adotada.

LAYKA ♥️

(Autor desconhecido)













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Charge

O respeito às religiões e a “tolerância religiosa”